
Adaptação
Este artigo é pra você que quer estudar teologia, que quer sair daquelas leituras apenas práticas e devocionais e quer começar a estudar uma teologia mais profunda, mais técnica. Se você está se perguntando sobre o que começar a ler, em quais áreas começar, esta aqui é uma ótima dica para você.
Você quer se aprofundar no conhecimento teológico, quer conhecer as áreas da teologia e quer fazer teologia, que é o mais relevante? Todos nós somos teólogos, todos nós fazemos teologia de modo natural. Mas você quer conhecer métodos teológicos, estudar mais a fundo? Então, eu quero indicar duas áreas para iniciantes e dois tipos de livros para você que está começando. Depois dessas áreas, você vai poder entrar num mundo muito vasto da teologia e se aprofundar cada vez mais. Se você está começando, eu quero indicar leituras em teologia sistemática e em hermenêutica, ou seja, interpretação bíblica.

Teologia Sistemática
O que é teologia sistemática? Vou colocar em palavras bem simples e resumidas: É aquele método teológico que vai condensar temas das Escrituras e reunir as informações que a Bíblia tem sobre esse tema, de modo sistematizado. É o método que, através dessas informações, vai te dar um resumo bíblico sobre uma área doutrinária específica. E aí, você vai entrar em contato com as áreas da teologia sistemática: doutrina de Deus, doutrina da Palavra de Deus, doutrina do pecado, doutrina da salvação, escatologia, doutrina da igreja etc. Todas essas áreas estão reunidas dentro de teologias sistemáticas. É um primeiro passo, um primeiro tipo de conhecimento que você vai adquirir para ter noção da teologia cristã, para conhecer as cercas que delimitam o pasto da boa teologia cristã.

Tenho dois livros para indicar, mas você pode buscar outros. Primeiro, o autor Wayne Grudem e suas teologias sistemáticas. Grudem tem três livros que seriam um resumo do resumo do resumo da Teologia sistemática exaustiva. Eu tenho dois deles. O primeiro, que é o intermediário, é a Teologia sistemática exaustiva resumida. É o manual de doutrinas cristãs. Você pode começar com este livro, se você não quiser comprar a teologia sistemática toda. Tem também um resumo desse livro, que é o menorzinho: Bases da fé cristã. E tem a Teologia sistemática exaustiva, a maior. Na minha opinião, para você iniciar, essa é a melhor teologia do Grudem.
No sumário, podemos ver os temas sobre doutrina da Palavra de Deus, sobre o cânon das Escrituras, inerrância das Escrituras etc. Na parte 2, vemos sobre a Doutrina de Deus: existência de Deus, caráter de Deus, trindade, criação, providência, milagres. Temos também a doutrina do homem, doutrina de Cristo, do Espírito Santo, doutrina da salvação, doutrina da igreja, doutrina das últimas coisas (escatologia) etc. Então, você vai poder ter essa visão geral das áreas da teologia cristã. Essa seria, portanto, a área de teologia sistemática. Você deve focar nessa área para ter essa visão mais abrangente.
Hermenêutica
A outra área seria Hermenêutica, que é interpretação. Hermenêutica bíblica, então, é interpretação bíblica. Como um estudante de teologia, você deve aprender a começar a fazer teologia. E a teologia se faz a partir do texto bíblico. Sendo assim, o primeiro passo para isso é interpretar os textos e saber, pelo menos, o básico da interpretação de texto, pra você ter até como julgar a teologia sistemática, julgar interpretações do que você está lendo.

Temos bons livros de interpretação bíblica. Alguns maiores, outros mais resumidos. Vou indicar dois que são muito abrangentes e vão te dar uma ótima base. São praticamente um curso completo de nível básico sobre hermenêutica bíblica. Você pode procurar por outros. Primeiramente, indico A espiral hermenêutica. É um livro completo sobre introdução à hermenêutica. Se você estudar esse livro, vai ter ótimo nível de hermenêutica bíblica. Geralmente, é livro-texto usado em seminários. Além desse, temos a Introdução à interpretação bíblica, publicado pela Thomas Nelson. É um livro muito bom também, muito completo. É, também, usado como livro de seminário, da disciplina de interpretação bíblica.

Existem outros livros também muito completos sobre interpretação. Livros menores, resumidos, e você pode procurar e ler. No sumário deste último, temos: A necessidade da interpretação, definição de hermenêutica, desafios da representação. No capítulo 2: história da interpretação. Capítulo 3: abordagens literárias, o cânon. Capítulo 5: o intérprete, o papel do intérprete. Capítulo 6: objetivo da Interpretação. Capítulo 7: regras gerais da hermenêutica para os tipos de textos diferentes, gêneros literários diferentes. Isso é muito importante. Pois tem a prosa, a poesia bíblica, gêneros literários do Antigo Testamento. Do Novo Testamento: Epístolas, Atos, Apocalipse etc. E a aplicação, ou seja, como fazer aplicação dos textos. São livros que vão te dar um conteúdo introdutório/intermediário sobre a interpretação. Ela é muito mais complexa e tem uma gama grande de assuntos, mas esses livros vão te dar uma boa base para interpretar a Bíblia.
Outras áreas
Portanto, são esses dois assuntos que você deve estudar se você está começando na área de teologia. Quando você tiver uma boa introdução, tanto da teologia sistemática quanto da hermenêutica, então você pode buscar outros temas. Depois, você pode começar a estudar teologia bíblica, que é outra área importantíssima; teologia histórica, que também é muito interessante. Geralmente, teologia histórica vem um pouco dentro da sistemática. Isso significa que, quando você estuda essas duas coisas, normalmente vão se abrir outras possibilidades. Comece com essas áreas, principalmente pela maior praticidade delas, maior facilidade. Depois você vai se encontrar com outras áreas na teologia. Espero que tenha gostado. Se gostou, compartilhe este artigo com outras pessoas e deixe seu comentário para criar um debate produtivo.