Melhores Comentários Bíblicos em Português

Muita gente me pede para falar sobre comentários bíblicos. Quais são os melhores comentários bíblicos? Quais devemos comprar? Eu quero te apresentar aqueles que eu considero os melhores comentários bíblicos que nós temos em português. Antes, vou adiantar que minhas indicações são poucas, porque a maioria dos comentários que eu uso são comentários em inglês. Muitos ainda não foram traduzidos para o Brasil. “Mas ele é muito besta! É porque fala em inglês!”. Não tem nada a ver com isso (rs). Eu gosto dos comentários em inglês, porque eu os considero melhores. Eles são comentários com um conteúdo mais profundo. São mais exegéticos, mais técnicos. De grandes exegetas que eu admiro e que ainda não foram, infelizmente, publicados no Brasil. E por isso são os que eu mais uso. 

Profundos e acessíveis

Felizmente, alguns deles – bem poucos – já foram traduzidos. Então vou apresentar aqui duas séries que eu julgo que são as melhores que nós temos em português. Eu faço utilização de alguns outros, mas aqui que eu quero indicar os que eu considero que conseguem unir um alto nível de profundidade a um nível muito bom de acessibilidade. Não são comentários que você precisa saber muita técnica, muita exegese e muito grego para entendê-los. Então são comentários que realmente vão lhe abençoar. 

Primeiro, eu gostaria de citar a editora e fazer um agradecimento. Não tô ganhando nada por isso, mas é a editora que tem publicado os nossos melhores comentários: Editora Vida Nova. Os comentários que eu mostrar aqui são dela, que tem trabalhado nessas publicações e já está com novos projetos para publicar mais comentários bíblicos. 

Comentários Shedd Publicações

Eu quero começar com essa série pretinha da Shedd Publicações, uma das marcas da Editora Vida Nova. Tenho o comentário de Mateus, de Marcos, de Lucas, de João e de Isaías. O autor do comentário de João é o D. A. Carson, um dos meus teólogos e exegetas favoritos (e por aí já dá pra entender porque eu gosto tanto desse comentário). O de Marcos, que já li alguns poucos textos é o mais recente comentário que eu comprei. O autor é James R. Edwards. É um comentário muito bom e que une esse nível de profundidade e acessibilidade. Carson também tem um comentário em Mateus e que já li sua opinião em alguns textos difíceis. 

Os comentários desta série têm uma introdução muito boa aos livros, além de uma profundidade bem maior em questões exegéticas. Mas não se preocupe, que você vai conseguir entender tudo ou, pelo menos, a maioria. Em um texto difícil, eles apresentam as mais diversas possibilidades, mostrando o que os exegetas e teólogos disseram sobre determinado texto, suas variantes, interpretações. São comentários muito completos e é a série que eu considero melhor aqui no Brasil.

Série Comentário Exegético

Ao lado dessa série, existe essa mais coloridinha, também publicada pela Vida Nova. Desta vez, como o selo Vida Nova. Você vai identificar pela estética dos livros. É também uma série muito boa. Apocalipse foi a primeira publicação, de Grant R. Osborne, um grande teólogo e exegeta também. Já li a introdução e alguns outros textos. É um comentário realmente muito bom. Muito parecido com os outros, em termos de profundidade e de acessibilidade. Ele vai mais fundo na exegese, mas também é um comentário acessível. Mostra as possibilidades, as variantes e se aprofunda bem no texto bíblico. Da mesma série, também temos o comentário de Gordon D. Fee, que é outro sensacional exegeta: o comentário de 1 Coríntios. Já tinha lido muita coisa dele em inglês e, agora, também em português. tendo sido publicado recentemente. Meu pastor está utilizando para expor em nossa igreja é muito bom. 

Como eu falei, são poucos. Esses são os comentários em português que eu considero os melhores. Ambos publicados pela Vida Nova. Se você quer bons comentários, de qualidade, com profundidade e também acessibilidade, pode procurar por essas duas séries. São ótimos comentários, de ótimos exegetas. Sei que existem outros, mas esses são, para mim, os melhores.

Leia comentários bíblicos

Pra terminar, quero incentivar você a criar o hábito de ler comentários bíblicos. Se você quiser começar por comentários mais introdutórios, como aquela série, também da Vida Nova, a Série Cultura Bíblica, não tem problema. São os famosos “comentários das bolinhas”. Azul para o Novo Testamento e vermelho para o Velho Testamento. Não tem problema começar com mais introdutórios. O importante é você se acostumar a ler comentários. É uma forma de aprendizado bíblico muito rica. Você vai ter contato com o texto bíblico de maneira mais ampla e ver o que grandes exegetas têm a dizer sobre cada um deles. Eles trazem aplicações. Os comentários que eu apresentei trazem aplicações muito boas. Espero ter ajudado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *